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segunda-feira, 21 de julho de 2008

LIVROS - FEITAS PARA VENCER

Feitas para Vencer – James C. Collins e William C. Lazier

Qual será o segredo das empresas de sucesso e qual será a receita de bolo para chegar lá? Será que as empresas sempre precisam de um líder carismático, autoritário e extraordinário para vencer no mercado?

Hoje em dia, com tanta competição no mercado, diversas publicações, como livros e revistas, trazem vez ou outra os passos para vencer no mundo. Mas serão elas receitas de valor ou serão apenas conselhos de pessoas de sucesso que querem ganhar mais dinheiro? E, mesmo tendo valor, serão acompanhadas de devidas reflexões?

No livro, Collins e Lazier explicam, através de pesquisas e histórias reais de diversos empresários e empresas, quais são os fatores comuns a todas elas: histórico, sucesso, crise, decisões. Eles partem da premissa de que uma empresa de sucesso deve responder por quatro pontos fundamentais: desempenho, impacto, reputação e longevidade. Ou, em outras palavras, capacidade de se manter no mercado, com ou sem crises, ter algum tipo de influência sobre os demais, ser respeitada pelos concorrentes e clientes e poder de sobrevivência por gerações.

O livro mostra pontos que são facilmente encontrados dentro de uma empresa, como um chefe distante, funcionários insatisfeitos e concorrência interna. Nesta empresa dificilmente vê-se inovações, pois estas são geralmente “apanhadas” nos detalhes do serviço por profissionais atentos ao trabalho. Também não se enxerga produtividade, pois um “colega de trabalho” quer estar sempre à frente do outro, esquecendo-se da empresa para se fixar na vaga (situação que lembra a política brasileira).

Os autores citam os cinco elementos essencias a uma empresa de sucesso: um estilo de liderança, para passar aos funcionários e clientes a visão da empresa, que será alcançado seguindo-se uma estratégia, acompanhada de inovações, até atingir a excelência tática.

Para se atingir esses elementos, é preciso que o empresário olhe primeiro para si mesmo, que pergunte-se se realmente gosta daquilo que faz e onde deseja chegar ao trabalhar naquilo. A sua empresa será reflexo de sua crença, e ele deve saber transmitir isso aos funcionários para que eles possam trabalhar em equipe, possam ter o horizonte para onde devem voar.

O interessante deste livro é que praticamente descreveu as etapas pela qual a Método Engenharia passou: uma empresa que nasceu por causa do empreendedor que havia e há em seus fundadores, passou por uma crise e teve que se reestruturar, alcançou um sucesso, diversificou os serviços, mas não foi estabalecida uma nova missão, o que trouxe outra crise e uma outra reestruturação, em busca de um novo objetivo. E, o mais importante, foi o aprendizado com tudo isso, de que realmente o livro acompanha a realidade e questões referentes a filosofia da empresa, qualidade e ética contam muito dentro e fora das organizações.

Fazer parte de uma empresa que deseja atingir o grau de “extraordinária” não significa atingir um rápido crescimento, atingir uma alta lucratividade em pouco tempo. Significa combinar os talentos de cada trabalhador, que se identificam com os valores da empresa, em prol de um valor comum, sem esquecer a humildade e o respeito. E apesar do livro não mostrar casos brasileiros (talvez pela raridade de “empresas extraordinárias” no país) podemos realizar um estudo e perceber que algumas possuem certos elementos, mais que ainda estão sendo desenvolvidas. E dentro deste contexto fica nossa motivação, um desavio para vencer.

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