Entre Páginas

domingo, 28 de setembro de 2008

Filmes - Casa da Mãe Joana

É interessante ver como o cinema nacional renasceu desde Carlota Joaquina (ou antes disso), com a produção de bons filmes, sejam derivados de livros, da vida real ou até de seriados televisivos. Entretanto, como classificar a maioria destes filmes, quando começamos a perceber que "falta algo" que os marque realmente? Somente de filme nacional?
"Casa da Mãe Joana" conta a história de quatro amigos que, após um golpe milionário, esperam não precisar trabalharem por um longo tempo. Porém um deles embolsa toda grana e deixa os outros três na mão, o que os leva a trabalharem: um vendendo seu corpo, outro cuidado de velhinhos e o outro, escrevendo colunas como se fosse uma mulher.
O desenvolvimento do filme não trás muitas surpresas, com algumas piadas envolvendo drogas, nudismo e fantasias sexuais. Um filme de sessão de tarde, enfim: aquele que você assiste sem se preocupar se há mensagens ali inscritas, ou usa o cérebro para entender o roteiro (o que acho que falta nesses filmes da Globo que ando assistindo...).
Mas se fosse numa votação para escolha de bons filmes e tivesse que assistir várias fitas, ao estilo do Oscar, muito provavelmente eu teria saído antes de "Casa da Mãe Joana" iniciar. Explicação: seu começo, exibindo os créditos e animações, é cansativo, tedioso e não prende a atenção, como qualquer bom começo de filme deveria fazer. E isso não é um comentário isolado, uma vez que percebi muita insatisfação por parte do público com a demora do início do filme.
Será que esse começo demorado teve alguma razão? Seria muita pretensão de um filme que parece ter sido feito para não pensar...

Nenhum comentário: